Covid-19: União Europeia compra mais 100 milhões de unidades da vacina Pfizer
No momento, 26 dos 27 países do bloco já iniciaram as campanhas de vacinação

Foto: Ramon van Flymen / ANP
A União Europeia decidiu nesta terça-feira (29), comprar 100 milhões de doses adicionais da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, produzida pela Pfizer e BioNTech. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou em uma publicação no Twitter que a UE, formada por 27 países, terá então 300 milhões de doses da vacina, que foi avaliada como segura e eficaz.
A possibilidade dessa compra adicional já estava prevista no contrato divulgado em novembro. A Irlanda começou sua campanha de vacinação nesta terça. Uma dose da vacina da Pfizer/ BioNTech foi dada a uma mulher de 79 anos, Annie Lynch, em um hospital em Dublin. Já Bélgica, Luxemburgo e Letônia se juntaram, na segunda (28), à lista de países da União Europeia que já começaram a vacinar seus cidadãos contra a Covid-19. Agora, 26 dos 27 países do bloco já estão aplicando as vacinas. A Holanda deve começar em janeiro.
Segundo o governo local, Bélgica, a Letônia e Luxemburgo vão usar a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que é aplicada em duas doses. Todos os imunizados nesta segunda (28), receberão um reforço daqui a 3 semanas.
We decided to take an additional 100 million doses of the #BioNTech /@Pfizer vaccine, which is already being used to vaccinate people across the EU.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) December 29, 2020
We will therefore have 300 million doses of this vaccine, which was assessed as safe and effective.
More vaccines will follow!