• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Covid: 60% dos baianos vacinados não reforçaram a imunização com as 3ª e 4ª doses
Bahia

Covid: 60% dos baianos vacinados não reforçaram a imunização com as 3ª e 4ª doses

Cerca de 6,1 milhões de pessoas ainda não voltaram aos postos para tomar as doses de reforço

Por Da Redação
Ás

Covid: 60% dos baianos vacinados não reforçaram a imunização com as 3ª e 4ª doses

Foto: Agência Brasil

A secretária de Saúde do Governo do Estado da Bahia informou, nessa quarta-feira (8), que, do total de 11,6 milhões de baianos vacinados com as 1ª e 2ª doses de vacina contra a Covid-19, cerca de 6,1 milhões de pessoas ainda não voltaram aos postos para reforçar a imunização com as 3ª e 4ª doses. Isso equivale a 60% da população baiana apta para vacinar. 

“A imunidade cai após 5 meses da vacinação. Por isso é tão importante, neste momento pré-festejos juninos em que grande parte da população se aglomera para dançar, beber e comer, que a população reforce sua proteção a fim de evitar um novo boom de casos após o São João”, esclarece a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro.

A titular da Sesab esclarece, em relação ao aumento no número de casos da doença nos últimos dias, que, no momento, os indicadores avaliados não justificam uma suspensão de eventos ou adoção de alguma medida restritiva. “Ainda que o número de casos ativos tenha crescido, os números de internações e de óbitos não sofreram alterações, o que permite que os eventos sejam mantidos ressaltando a importância da vacinação”, pontua Adélia.

A Sesab realiza a distribuição das vacinas para os 417 municípios do estado e os orienta a realizarem ações, junto às lideranças locais, destacando a importância da vacinação, envolvendo a atenção básica e os agentes de saúde da família para a busca ativa das pessoas com esquema vacinal incompleto.

Além disso, a  Secretaria Estadual da Saúde também elabora e divulga notas técnicas e alertas epidemiológicos; material educativo com reforço às orientações de prevenção e controle da doença, além de reuniões periódicas com as equipes técnicas regionais de saúde.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica Estadual Márcia São Pedro, a adoção da dose de reforço das vacinas contra covid-19 é um importante avanço no enfrentamento do vírus. “Ela garante proteção ao indivíduo e bloqueia a transmissão coletiva do vírus. Depois disso, a orientação para quem vai celebrar os festejos juninos é dar preferência a espaços abertos”, reforça a sanitarista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário