Covid avança na Bahia e a UFBA fecha mais leitos no HUPES
Gestores se negam a ajudar no combate ao Covid
Foto: Reprodução
O último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, atualizado às 10h59 aponta a existência de 91.954 casos da Covid 19 confirmados, com 736 leitos de UTIs ocupados.
De outro lado, a UFBA, que tem dois centros de assistência à saúde, o Hospital das Clínicas e a Maternidade Climério de Oliveira, optou por não integrar a rede de combate à pandemia .
Além de não fazer parte da rede, o Hospital das Clínicas fechou no final de Junho passado, a Unidade Metabólica e seus 13 leitos que eram disponibilizados para o internamento, investigação e tratamento de doenças nutricionais ( obesidade, desnutrição, doenças gastro intestinais e outras ).
Enquanto isto, persiste a querela judicial entre a UFBA e o Município de Salvador (Processo 1023969-55.2020.4.01.3300), cujo recurso (agravo de instrumento junto ao TRF1) teve decisão favorável ao pleito da UFBA para a não utilização pela prefeitura de leitos de UTI Covid no Hospital Salvador, unidade que abriga a Maternidade Climério de Oliveira mediante contrato de locação 10/2018 celebrado entre a UFBA e a Medtower .
A população lamenta através de e-mails e comentários, a falta de empatia, neste momento difícil e de grande necessidade, dos gestores de instituições tão queridas por todos.