Coronavírus

Covid: estudo aponta 1º caso de transmissão da doença de gato para ser humano

Veterinária foi infectada após o animal espirrar em seu rosto

Por Da Redação
Ás

Covid: estudo aponta 1º caso de transmissão da doença de gato para ser humano

Foto: Pexels

Uma veterinária pode ter sido contaminada pelo coronavírus após contato com um gato que testou positivo para a Covid-19. É o que aponta um artigo de cientistas da Universidade de Medicina Príncipe de Songkla, na Tailândia. 

Esse é o primeiro caso documentado de transmissão do Sars-CoV-2 de gato para ser humano, embora especialistas destaquem que o risco de um felino infectar uma pessoa é muito baixo de forma geral. O gato tinha dois tutores e ambos contraíram covid-19.

A hipótese mais provável é que o gato foi contaminado por um deles e, depois, infectou a veterinária. O gato espirrou no rosto da veterinária, segundo os cientistas que descreveram o caso.

A partir do sequenciamento genômico ficou claro que o gato e as três pessoas foram infectados por uma versão idêntica do vírus, que não estava ainda disseminada na população local na época em que o caso aconteceu.

No entanto, os cientistas ressaltam que gatos correm um risco maior de contrair o vírus de pessoas do que de transmiti-lo para elas. Estudos anteriores haviam mostrado que pessoas podem infectar gatos e que, em certas condições, gatos podem transmitir o vírus entre si.

Os cientistas concluem com a recomendação para que pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19 evitem contato com seus gatos. Eles também aconselham a proteção ocular para cuidadores no momento de interação com gatos suspeitos de infecção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.