Política

CPI da Covid-19 pode iniciar os trabalhos na próxima semana, diz Randolfe Rodrigues

Segundo o líder da oposição no Senado, a estimativa acontece baseada em conversas com o presidente do Senado

Por Juliana Dias
Ás

CPI da Covid-19 pode iniciar os trabalhos na próxima semana, diz Randolfe Rodrigues

Foto: Reprodução

A CPI da Covid-19 pode iniciar os trabalhos na próxima semana, informou um dos membros do colegiado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AM). Segundo o líder da oposição no Senado, a estimativa acontece baseada em conversas com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com parte dos senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito. 

Randolfe entende ser "razoável" pensar que o primeiro encontro será na próxima quinta-feira (22), desde que Pacheco leia na sessão de hoje (15) as indicações dos partidos para o colegiado. Randolfe ainda explicou que caberá ao membro mais idoso da CPI convocar a primeira reunião, no caso, trata-se do senador Otto Alencar (PSD-BA). Na primeira reunião, serão escolhidos o presidente e o relator, que é o responsável por elaborar o texto final, com as conclusões das investigações. Nela também será definido, pelos membros, se os encontros serão presenciais ou semipresenciais.

De acordo com Randolfe, as primeiras audiências devem ser feitas com epidemiologistas e biólogos, para que eles dêem respostas sobre o que levou o Brasil a se tornar o epicentro da pandemia no mundo. Também para esclarecer sobre a eficácia do uso da hidroxicloroquina no tratamento precoce, sobre o impacto de campanhas prós e contra o uso de máscaras de proteção e sobre a vacinação. Depois disso, o líder da oposição considera "inevitável" convidar os três ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello.

Para Randolfe, o prazo de funcionamento da CPI, de 90 dias, é suficiente para a investigação, mesmo com a inclusão da análise dos recursos do governo federal para estados e municípios. Se o tempo não for suficiente, Randolfe disse que pode ser solicitada a prorrogação dos trabalhos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário