• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • CPI da Covid pode convocar Guedes, ex-ministros da Saúde e prefeitos para depoimentos

CPI da Covid pode convocar Guedes, ex-ministros da Saúde e prefeitos para depoimentos

Entenda as possibilidades de desdobramento que podem acontecer

Por Da Redação
Ás

CPI da Covid pode convocar Guedes, ex-ministros da Saúde e prefeitos para depoimentos

Foto: Reprodução/Senado Federal

A CPI da Covid mal começou e já foi inundada por requerimentos de informações, convocações e de esclarecimentos, principalmente por parte de parlamentares da oposição. Ao todo, 173 pedidos foram protocolados até a noite da última terça-feira (27). No entanto, o ritmo sinaliza o foco no governo federal. Dos requerimentos, mais da metade (88) partiu de senadores de oposição.

Considerando os pedidos dos parlamentares considerados independentes, 64% de todos os pedidos protocolados partiram de não governistas. Até o início da tarde desta quarta-feira (28), integrantes do colegiado podem apresentar suas sugestões de plano de trabalho para o relator, Renan Calheiros (MDB-AL). O roteiro básico das investigações deve ser aprovado pela CPI na sessão desta quinta-feira (29).

Também nesta quinta o grupo deve votar os primeiros requerimentos dessa lista de 173, que ainda deve crescer. O primeiro depoente, porém, já foi definido por acordo. Segundo o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-BA), na sessão da próxima terça-feira (4/5), o colegiado pretende ouvir o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Também existe interesse de os embaixadores da China e da Rússia serem convocados.

"É do conhecimento de todos que o ex-ministro Ernesto Araújo em diversos momentos deixou clara a má vontade com os chineses, colocando em risco a parceria para fabricação da vacina e, ao que tudo indica, atrasando a importação do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo)", diz o senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Assinados pelos sete governistas, entre titulares e suplentes, há 62 requerimentos. Partem deles os principais pedidos de informação para Estados e municípios. É interesse dos aliados do Palácio do Planalto dissolver o impacto político da CPI com governadores e prefeitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário