Política

CPI das ONGs ouve presidente do Movimento Pardo-Mestiço na terça (22)

Oitiva atende a um pedido feito pelo senador Plínio Valério

Por Da Redação
Ás

CPI das ONGs ouve presidente do Movimento Pardo-Mestiço na terça (22)

Foto: Agência Senado

A presidente do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, Helderli Fideliz Castro de Sá Leão Alves, será ouvida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs na terça-feira (22), às 11h. A convocação da convidada, que também lidera o Conselho Municipal de Direitos Humanos de Manaus (AM), atende a um pedido feito pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM).

De acordo com o senador, Helderli Fideliz alega que estão ocorrendo mudanças que transformam pessoas mestiças em indígenas, o que teria levado ao aumento do número de indivíduos diferenciados como indígenas nas estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, ela questiona os critérios do órgão quanto à classificação racial de índios há mais de uma década. 

Ainda de acordo com o senador, a convidada tem "conhecimentos relevantes" por participação em processos de demarcar terras indígenas na região de Autazes (AM), que tiveram atuação de ONGs. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário