Política

CPMI do 8 de Janeiro ouve homem que tentou explodir bomba no aeroporto de Brasília

Preso e condenado, George Sousa foi convocado para depor nesta quinta (22)

Por Da Redação
Ás

CPMI do 8 de Janeiro ouve homem que tentou explodir bomba no aeroporto de Brasília

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O militante George Washington de Oliveira Sousa, preso e condenado a nove anos e quatro meses de prisão por envolvimentos na tentativa de atentado a bomba em um caminhão de combustível próximo ao Aeroporto de Brasília, na véspera do Natal do ano passado, será ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro nesta quinta-feira (22). 
 
De acordo com o presidente da comissão, o deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), ele foi convocado para prestar depoimento juntamente com dois peritos que fizeram o laudo sobre a bomba. Washington era um dos militantes bolsonaristas que transitavam pelo acampamento instalado em frente ao quartel-general do Exército na capital federal

Em maio deste ano, ele foi condenado pelo juiz Osvaldo Tovani, da Justiça Federal de Brasília. Outro envolvido, Alan Diego dos Santos Rodrigues foi sentenciado a cinco anos e quatro meses. As condutas envolvem os crimes de explosão, causar incêndio e posse de arma de fogo sem autorização. 

O pedido de convocação partiu da relatora da CPMI, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), e foi aprovado pelos demais membros da comissão. 

Explosão

Nas primeiras horas de 24 de dezembro de 2022, as forças de segurança de Brasília foram acionadas, por meio de uma denúncia anônima, após as câmeras de segurança do aeroporto registrarem o motorista de um caminhão deixando uma caixa perto de um caminhão-tanque e indo embora.

A via principal de acesso ao aeroporto foi então bloqueada. As autoridades fizeram uma explosão controlada para desativar o explosivo. As investigações da 8ª Vara Criminal de Brasília apontaram o envolvimento de três pessoas no atentado. Além de Washington, Alan Diego dos Santos foi condenado e Wellington Macedo de Souza segue foragido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário