• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • CPMI do INSS: parlamentares apresentam requerimento solicitando depoimento de pessoa morta

CPMI do INSS: parlamentares apresentam requerimento solicitando depoimento de pessoa morta

Requerimentos pedem o depoimento de Maria Inês Batista de Almeida, ex-presidente da Ambec, que faleceu em novembro de 2024,

Por Da Redação
Às

CPMI do INSS: parlamentares apresentam requerimento solicitando depoimento de pessoa morta

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Parlamentares do Congresso Nacional protocolaram à CPMI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) requerimentos solicitando a convocação da ex-presidente da Associação de Benefícios Mútuos dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Ambec), Maria Inês Batista de Almeida, que está morta desde novembro de 2024.

Entre os parlamentares que solicitaram o depoimento de Maria Inês estão: os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Alencar Santana (PT-SP), além do senador Fabiano Contarato (PT-ES).

A Ambec é uma das instituições alvo de investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) por descontos indevidos em benefícios do INSS.
Em 2024, a associação recolheu aproximadamente R$ 231,3 milhões de aposentados e pensionistas.

Maria Inês presidiu a associação até fevereiro de 2024, pouco antes das denúncias de descontos irregulares serem publicadas pelo portal "Metrópoles".

À CNN, Contarato afirmou que foram apresentados requerimentos sobre todos os nomes citados no inquérito da PF e que não houve checagem, assim, eles serão retirados.

Além dos requerimentos, solicitando o depoimento de Maria Inês, existem outros pedidos complementares feitos por outros parlamentares, como o senador Izalci Lucas (PL-DF), que requereu ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o envio do Relatório de Inteligência Financeira (RIF) da ex-presidente, no período de janeiro de 2019 a julho de 2025, além da quebra de seus sigilos bancário e fiscal.

A senadora Damares Alves (Republicanos-PB) também solicitou o envio do RIF de Maria Inês, no entanto, abrangendo o período de 1º de janeiro de 2017 a 19 de agosto de 2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário