Cresce surto de Ebola na República Democrática do Congo
OMS alerta sobre propagação da doença em países vizinhos
Foto: Kavira Langa Jemima, sobrevivente do ebola, dá banho em seu filho de 6 meses em tratamento para o vírus. Foto: UNICEF/Hubbard
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) voltou a manifestar nesta sexta-feira (2), uma "preocupação profunda" com o surto de Ebola na República Democrática do Congo. O conselho declarou haver uma "necessidade de resposta urgente" para o combate à doença.
Nesta quinta-feira (1), completou um ano que o surto de Ebola no Nordeste do país africano foi identificado. Desde então, foram somados 1.813 mortes entre 2.701 casos registados. A doença ainda não tem nenhuma perspectiva de controle.
No dia 17 de julho, Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o surto epidêmico de Ebola no Congo tinha-se tornado uma emergência sanitária internacional.
Em outra declaração feita hoje, o Conselho de Segurança da ONU, afirma que a propagação da doença aos países vizinhos da RD Congo “podem ter graves consequências humanitárias e afetar a estabilidade regional”.