Crianças com menos de cinco anos são mais propensas a carregar material genético da covid-19, revela estudo
As chances de possuir material do vírus foi maior entre 10 a 100 vezes no grupo
Foto: Divulgação | Getty Images
Crianças com idades menores do que cinco anos possuem de 10 até 100 mais probabilidade de carregar material genético da covid-19 no nariz do que os adultos, segundo revelou um estudo feito pelo Hospital Infantil Ann & Robert H. Lurie, em Chicago, nos Estados Unidos. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico JAMA Pediatrics.
A pesquisa foi feita entre os dias 23 de março a 27 de abril, onde os pesquisadores fizeram coletas de material genético para os testes de RT-PCR em 145 pacientes do hospital que apresentaram níveis médios e moderados da covid-19.
Os pacientes foram divididos em três grupos: 46 crianças abaixo dos cinco anos, 51 crianças com idades entre cinco e 17 anos, e 48 adultos com idades entre 18 e 65 anos.
No resultado, a pesquisa observou que o nível de presença da carga genética do vírus foi maior no grupo de 46 crianças e concluiu que a infecção no grupo pode ser preocupante para a proliferação da covid-19 em outras pessoas e até familiares.
Além disso, os pesquisadores revelaram que um outro estudo, feito em laboratório, mostrou que quanto mais material genético viral presente, mais os vírus conseguem se reproduzir.