Crianças que não comem vegetais? Saiba como estes alimentos na dieta
Vegetais são uma fonte essencial de muitas vitaminas A, C e B9
Foto: Reprodução
Nós podemos saber, diante de diversos estudos, que os legumes e as hortaliças constituem o grupo alimentar menos amado pelas crianças. Por conta de não gostarem desse grupo acabam consumindo opções que não são tão boas e importantes para a saúde.
Os vegetais são uma fonte essencial de muitas vitaminas (A, C e B9), sais minerais (magnésio, potássio, cálcio, sódio e ferro), fibras e compostos antioxidantes e não só para garantir um estado nutricional ideal, mas também para determinar os hábitos saudáveis ??que serão mantidos durante a vida adulta, para ajudar a evitar deficiências nutricionais e para prevenir doenças, que podem surgir tanto a curto quanto em longo prazo
Se você passa por isso em casa, se ligue nas dicas a seguir e tente melhorar a inserção destes alimentos na vida dos pequenos:
Comece a inserir o mais cedo possível
Entre os 5 e os 6 meses de vida do bebê, podemos começar a incluir vegetais (cenoura, vagem e batata). Nessa fase, eles devem ser cozidos e triturados.
Faça várias tentativas se o seu filho não gosta de vegetais
É normal que, a princípio, eles possam ser rejeitados, mas devemos introduzi-los pouco a pouco e nunca forçar, desafiar ou dar castigos para que não seja criada uma rejeição psicológica aos vegetais.
Apresente pratos atraentes
Algumas ideias seriam fazer desenhos sobre o purê, fazer animais ou figuras com os vegetais, tais como um rosto sorridente feito com diversos vegetais ou ainda criar uma floresta com o brócolis.
Ofereça diversas opções caso a criança não goste de vegetais
Se o seu filho não gosta de vegetais, é recomendável que ele possa escolher entre diversas opções, em vez de oferecer uma alternativa única, pois assim a criança também vai participar e consumi-los com maior facilidade.
Deixe a criança participar e cozinhar
Em geral, envolver as crianças no processo de preparação das refeições ajuda a reduzir o comportamento aversivo em relação aos alimentos. É possível também preparar pratos simples, como saladas.