Coronavírus

Criminosos criam sites falsos prometendo cadastro para vacina contra Covid-19

Golpistas simulam pré-cadastro na fila da vacina para roubar dados pessoais

Por Da Redação
Ás

Criminosos criam sites falsos prometendo cadastro para vacina contra Covid-19

Foto: Reprodução/Jornal Contábil

O início da vacinação no Brasil impulsionou a criação de sites que simulam pré-cadastros para roubar credenciais e informações pessoais. Segundo um relatório da Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança, os domínios fazem parte de uma tendência envolvendo o envio de mensagens incentivando as pessoas a realiza a inscrição por meio das páginas fraudulentas.

Segundo a empresa, um dos sites identificados solicita o e-mail e a senha (do próprio e-mail) para dar continuidade ao cadastro. A partir desses dados, hackers podem invadir a conta da vítima e ter acesso a outras informações, além de conseguir aplicar diferentes golpes na mesma pessoa. A tática utilizada pelos criminosos é o phishing, tipo de ataque virtual que visa a enganar usuários para induzi-los a conceder informações pessoais. 

Segundo Fábio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, os ataques se aproveitam do grande interesse popular no tema da vacina. "Vimos isso no começo da pandemia, quando houve uma corrida por máscaras e álcool em gel, e vemos o mesmo sendo feito no momento das vacinas", relatou o especialista, que recomenda que as pessoas busquem se informar apenas em canais oficiais da Secretaria de Saúde do município ou estado.

O estado de São Paulo, por exemplo, disponibilizou uma página oficial de pré-cadastro para a CoronaVac. Ainda assim, vale lembrar que o objetivo da inscrição é a identificação de grupos em uma fase posterior. No momento atual, a prioridade do governo paulista é imunizar profissionais da saúde e a população indígena. Além disso, Assolini também incentiva a desconfiar de quaisquer links ou correntes que sejam enviados por meio das redes sociais, assim como evitar acessar endereços desconhecidos vindos de e-mails ou SMS. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.