• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Criminosos enviam mensagens falsas em nome do Ministério da Saúde com promessa de vacina contra Covid
Brasil

Criminosos enviam mensagens falsas em nome do Ministério da Saúde com promessa de vacina contra Covid

Golpe de Phishing usa vacina para instalar trojan bancário

Por Da Redação
Ás

Criminosos enviam mensagens falsas em nome do Ministério da Saúde com promessa de vacina contra Covid

Foto: Reprodução

Criminosos estão usando a vacinação contra a Covid-19 para aplicar golpes de phishing através de e-mail. Nas falsas mensagens, bandidos se passam pelo Ministério da Saúde, no qual prometem o agendamento da vacinação por meio do cadastro em um formulário online. Ao tentar fazer o suposto registro, as pessoas são vítimas de um trojan bancário Mekotio, que é capaz de roubar dados financeiros. 

Todo o esquema foi divulgado na última sexta (7) pela empresa de segurança digital ESET.

Para realizar o golpe, os bandidos enviam falsos e-mails com a assinatura do Ministério da Saúde, solicitando que as vítimas preencham uma ficha cadastral de agendamento da vacinação contra a Covid-19. O texto enganoso informa ainda que os cidadãos receberão via SMS o dia e o horário em que serão vacinados. Para preencher o suposto cadastro, é necessário clicar em um link para baixar um programa, que está infectado com o trojan.

Ao clicar no link, o processo baixa e instala os módulos do Mekotio no computador e segue com a infecção. O malware cria sites falsos de agências bancárias e exibe pop-ups enganosos para que os usuários forneçam seus dados pessoas.

Para se proteger, a ESET recomenda que os usuários tenham cuidado ao preencher formulários online e que protejam seus dados pessoais e bancários, não fornecendo informações em qualquer página da web. Checar sempre o endereço de e-mail do remetente ou a URL de sites ou links contidos nas mensagens. Além disso, é indicado manter um bom antivírus instalado e ativo no computador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário