Crise do coronavírus pode acabar com 195 milhões de empregos, prevê OIT
Os setores mais afetados são manufatura e comércio varejista

Foto: Agência Brasil
Segundo previsão da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a crise econômica gerada pelo coronavírus no setor do comércio mundial pode acabar com 195 milhões de empregos.
De acordo com a OIT, desde a primeira semana de abril, o número de horas trabalhadas tem registrado queda e deve fechar com redução de 6,7% no segundo trimestre deste ano, o equivalente ao número total aos 195 milhões de trabalhadores em tempo integral.
Em uma projeção feita pela OIT há três semanas atrás, a redução dos postos de trabalho era de 25 milhões de empregos caso os governos não adotassem medidas de proteção aos trabalhadores do impacto da pandemia. Além disso, a OIT estima que 38% da força de trabalho global, o equivalente a 1,25 bilhão de trabalhadores, estão sendo afetados pela queda na produção comercial, como o varejista, serviços de alojamento e manufatura.
No total, a crise gerada pela pandemia afeta cerca de 2,7 bilhões de trabalhadores, o que representa quase 81% da força de trabalho mundial.