Crise econômica aumenta evasão nos cursos EAD, aponta pesquisa
Inadimplência teve salto de 50%
Foto: Divulgação | Bigstock
A crise econômica gerada pela pandemia aumentou na evasão nos cursos de Ensino à distância (EAD), segundo resultado da pesquisa "Censo da EAD" da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Conforme os dados, a taxa de evasão aumentou em até 50% em 27,5 instituições brasileiras. Um outro indicador preocupante se refere à taxa de inadimplência, que aumentou 50% para 21,6% das instituições que participaram do levantamento.
Para mais de 70% das instituições participantes, a crise financeira é a principal responsável pela evasão escolar e pedidos de descontos. Outros 47,1% atribuem à dificuldade dos alunos de se adaptar ao ensino remoto emergencial.
Apesar dos resultados negativos, a pesquisa também trouxe um dado otimista: 34% das instituições de ensino tiveram aumento significativo no número de matrículas dos cursos EAD e a procura pela modalidade aumentou em até 50% durante a pandemia.
Para a pesquisa, participaram 51 instituições de ensino de praticamente todo o país, sendo 78,43% privadas e 21,57% públicas. Além de instituições de ensino superior, também participaram da pesquisa escolas de ensino fundamental e médio.