Crise financeira faz Japão incentivar jovens a consumirem álcool
A campanha do governo "Sake Viva!" convida pessoas a apresentarem ideias para estimular o consumo de bebidas alcóolicas

Foto: Pexels/Pixabay
A crise financeira, potencializada com a pandemia de covid-19, levou o Japão a adotar uma campanha inusitada no país: o incentivo ao consumo de álcool pelos jovens japoneses. Desde o início da pandemia, bares e outros estabelecimentos que vendem álcool foram duramente atingidos pelas restrições da Covid-19, fazendo com que as vendas – e as receitas de impostos sobre bebidas alcoólicas – caíssem na terceira maior economia do mundo.
A campanha "Sake Viva!", supervisionada pela Agência Nacional de Impostos, convida os participantes a apresentarem ideias sobre como "estimular a demanda entre os jovens" pelo consumo de álcool, através de novos serviços, propagandas, designs e até técnicas de vendas usando inteligência artificial.
A proposta do governo japonês, no entanto, não agradou a todos. Algumas pessoas apontaram que seria "inapropriado" uma agência do governo incentivando o consumo de bebida alcóolica. O Ministério da Saúde do Japão já havia alertado sobre os perigos do excesso de álcool no ano passado, através de um post no site em que chama o consumo desenfreado de bebidas alcóolicas de "um grande problema social".