Cronograma para entrega oficial do VLT será de 40 meses, diz presidente do CTB

Governo da Bahia autorizou o início das obras nesta sexta-feira (14)

Por Emilly Lima , Otávio Queiroz
Ás

Atualizado
Cronograma para entrega oficial do VLT será de 40 meses, diz presidente do CTB

Foto: Divulgação

As obras do Veículo Leve de Transporte (VLT) entre Salvador e Região Metropolitana foram autorizadas nesta sexta-feira (14) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo a presidente da Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB), Ana Nascimento, o cronograma para a entrega oficial será de 40 meses, sendo 36 meses de obra e quatro de testes.

"Nós vamos perseguir esse cronograma, assim como nos comprometemos com o governador de fazer essa licitação no menor tempo possível e assim o fizemos. Foram cinco meses apenas para uma licitação grande, de R$ 3,6 bilhões, portanto, não é pouca coisa", disse durante o evento de assinatura, na Estação da Calçada. 

O edital abrange um percurso de 36,4 quilômetros, com 34 estações, além de intervenções e revitalização na região da Calçada. 

"São 38 quilômetros de metrô hoje, e nós implantaremos mais 36 quilômetro de VLT. Haverá toda uma requalificação da região. No trecho 2, a BA-1528, conhecida como Estrada do Derba, será duplicada. No trecho 1, terá toda uma requalificação do Subúrbio porque não é só o transporte, mais também urbana", acrescentou. 

O VLT vai contar com três trechos, sendo Ilha de São João a Calçada, Paripe a Águas Claras, e Águas Claras a Piatã.

Memorial ferroviário

Ana Nascimento também adiantou que a Estação da Calçada ainda vai contar com um memorial ferroviário para contar a história do trem do Subúrbio de Salvador.

"Futuramente também teremos um memorial ferroviário na Estação da Calçada porque não podemos fazer história sem contar história, sem lembrar da história. Tudo que tivemos do trem será respeitado e guardado no memorial ferroviário", afirmou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário