Política

Cúpula do Brics reúne líderes do bloco em Brasília nesta quinta

O encontro acontece no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores

Por Da Redação
Ás

Cúpula do Brics reúne líderes do bloco em Brasília nesta quinta

Foto: ALAN SANTOS/PR

Nesta quinta-feira (14), líderes políticos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul participam em Brasília do segundo dia de reunião da 11ª Cúpula dos Brics. O encontro acontece no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, e conta com duas sessões: uma fechada e outra aberta, com transmissão. 

Em seguida, os políticos participam de um diálogo com empresários e com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como “Banco do Brics”.

Ao fim do encontro, os países emitirão uma carta conjunta, a ser denominada “Declaração de Brasília”. O texto vem sendo preparado há semanas pelos “sherpas”, nome dado ao principal negociador de cada país no Brics.

Fontes do Itamaraty revelam que a expectativa é de que a declaração avance sobre pontos sensíveis da geopolítica mundial, como as mudanças climáticas e os conflitos no Oriente Médio. Temas regionais – como a instabilidade política na América Latina, o conflito na Caxemira e os protestos em Hong Kong – podem entrar, mas de modo indireto. Em edições anteriores, os países avançaram sobre temas polêmicos. 

No primeiro dia de evento, nesta quarta (13), o presidente Jair Bolsonaro recebeu em reuniões bilaterais o presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário