Cúpula do Mercosul: conheça os acordos a serem celebrados e discutidos nesta quinta-feira (7)
Líderes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai se reúnem no Rio de Janeiro
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Acontece, nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, o encontro com líderes dos países que integram o Mercosul. Juntos, os representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai vão buscar celebrar novos acordos comerciais.
Criado em 1991, o Mercosul visa garantir a integração entre países da região, através de parcerias em nível comercial, político e diplomático.
O Brasil assumiu a presidência temporária do bloco no mês de julho e colocou como uma das prioridades a tentativa de conclusão dos acordos comerciais em negociação, com a realização de novas rodadas de conversas.
Principais acordos
Entre os acordos comerciais mais mencionados nos últimos meses está a negociação com a União Europeia, cujas tratativas ocorrem desde 1999. Alguns entraves barram o fechamento do acordo entre os dois blocos.
Entre outros pontos, a União Europeia incluiu um documento adicional que, em linhas gerais, prevê sanções em caso de descumprimento de metas ambientais, o que não foi bem recebido pelo Mercosul.
Outro acordo envolve a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), que reúne Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein. O acordo começou a ser negociado em 2017 e envolve áreas como serviços, investimentos, compras governamentais, facilitação do comércio e desenvolvimento sustentável.
Um acordo comercial com Singapura também será assinado durante a cúpula de líderes do Mercosul no Rio de Janeiro. Este será o primeiro acordo comercial do bloco com um país da Ásia. De acordo com o Itamaraty, o acordo vai incrementar R$ 28 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro até 2041, além do aumento de R$ 49,1 bilhões no fluxo comercial.
Por fim, a cúpula também terá conversas com o Canadá e também com a Indonésia e o Vietnã. O Ministério das Relações Exteriores também indica que há diálogos iniciados com El Salvador e República Dominicana para que, mais adiante, possam ser iniciadas oficialmente as negociações relacionadas ao eventual fechamento e acordos comerciais com esses países.