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Cursos EAD superam os presenciais em nota máxima, segundo avaliação do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mede a qualidade do ensino superior

Por Da Redação
Ás

Cursos EAD superam os presenciais em nota máxima, segundo avaliação do Inep

Foto: Reprodução

O percentual de cursos de ensino à distância (EAD) com nota máxima superou o de presenciais em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - órgão responsável por medir a qualidade do ensino superior.

Os índices foram recolhidos pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente a 2018, e foram divulgados hoje (12) pelo Instituto, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

De modo geral, 2,7% dos cursos EAD obtiveram nota 5, enquanto apenas 1,6% dos presenciais alcançaram a mesma nota. O CPC classifica os cursos em um escala de 1 a 5, onde conceitua as instituições de ensino superior com notas 1 e 2 quando não obtém bom desempenho; a nota 3 reúne a maior parte dos cursos e possui um desempenho mediano; e os que recebem a nota 4 e 5 são excelentes. 

Ainda considerando as modalidades de ensino, os cursos à distância (94,5%) obtiveram conceito superior a 3. Entre os cursos presenciais (86,7%), foram recebidas as notas de 3 e 5. Em relação aos cursos com pior desempenho, a pesquisa do CPC em 2018 apurou uma maior participação da modalidade presencial. Enquanto 0,4% de cursos presenciais conseguiram a nota 1, o percentual EAD foi de 0%. 

Já para os cursos com nota 2 representam 5,5% na modalidade EAD e 9,5% entre os cursos presenciais. 

Desempenho geral 

Em 2018, apenas 1,7% dos cursos avaliados (entre presenciais e EAD) ficaram com o conceito máximo. Outros 31,7% obtiveram o conceito 4, sendo que a maioria dos cursos (56,6%) obtiveram conceito 3; 9,6% receberam conceito 2 e 0,4% conceito 1, o de menor na escala de qualidade. 

No total, 8.520 cursos tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) em 2018. O CPC é calculado a partir da nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) - que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudante -; do perfil dos professores, que leva em consideração o regime de trabalho e a titulação; e do questionário aplicado aos estudantes sobre as percepções do processo formativo. 

Em 2018, foram analisados os cursos de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também foram analisados cursos superiores na área de comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, tecnologia em marketing e processos gerenciais. Os conceitos de cada curso podem ser acessados no site do Inep.

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