Cursos para pessoas que não terminaram o Ensino Fundamental ou Médio são ofertados em Salvador
São ofertados seis cursos diferentes; os participantes devem ter acima de 18 anos

Foto: Álvaro Henrique / Secretaria de Educação do DF
O programa Treinar para Educar abriu inscrições para uma série de cursos profissionalizantes para quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio. Há vagas para quem quer ser padeiro, mecânico de refrigeração, almoxarife ou costureiro, entre outras opções. Um dos requisitos é ter Ensino Fundamental completo para as turmas do curso de Comunicação e vendas estratégicas.
Para as demais formações é preciso apenas ter concluído o Ensino Fundamental até o 5° ano. Idade mínima obrigatória é de 18 anos.
A carga horária de cada curso varia de acordo com a formação, entre 20 horas e 200 horas, e os participantes recebem ajuda com duas passagens para cada dia de aula. Os cursos são ofertados em parceria com o Senai e o Senac, e ocorrem o ano inteiro.
Os cursos são definidos em conformidade com a tendência do mercado, nos segmentos náutico, automotivo, de gastronomia, serviços, logística e energia solar, entre outros. As formações são divulgadas à medida em que os cronogramas são estabelecidos.
As inscrições são realizadas online, através do link disponível na bio do Instagram do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (@semdecsimmsalvador). Confira abaixo as vagas abertas:
- Almoxarife
- Mecânico de refrigeração e climatização residencial
- Aplicador de revestimento cerâmico
- Padeiro
- Mantenedor de tablet e smartphone
- Costureiro sob medida
- Comunicação e vendas estratégicas (matutino, vespertino e noturno)


