Curto Circuito das Artes entra na última semana de apresentações gratuitas em Salvador!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Atualizado
Curto Circuito das Artes entra na última semana de apresentações gratuitas em Salvador!

Foto: Divulgação

Após 6 semanas oferecendo ao roteiro cultural de Salvador espetáculos gratuitos para diferentes públicos e em diversos pontos da cidade, a programação do Curto Circuito das Artes chega ao fim esta semana. É a última chance de conferir peças teatrais, espetáculos de dança e apresentações de música, além de vivências imersivas regadas de representatividade, entretenimento, elementos lúdicos para a criançada e de talentos do cenário artístico baiano.

Para os adultos, a peça “Surf no Caos” será encenada no dia 14 de fevereiro, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, às 19h, prometendo uma experiência teatral provocante e envolvente, além de um bate-papo enriquecedor com a atriz Rita Assemany depois da apresentação. Enquanto isso, o Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360° recebe no palco a peça “Do outro lado do Mar”, às 19h, e a oficina “Ato de Teatro”, no dia 15 de fevereiro, das 9h às 13h, para os interessados em colocar em prática suas habilidades de atuação.

Na sexta-feira (14), às 19h, a coreógrafa e intérprete Jaqueline Elesbão retorna com a apresentação de Entrelinhas, desta vez no Sesi Casa Branca. Direcionado ao público adulto, o espetáculo discute a violência contra a mulher e evidencia como a voz da mulher negra é historicamente silenciada dentro de uma sociedade opressora, machista e de mentalidade escravocrata. No sábado (15), o palco do Sesi Casa Branca dá lugar ao espetáculo “Síbí Dúdú - A ponte entre as gerações”, protagonizado por Nega Duda em um show que une Samba de Roda, percussão, tradição, negritude, cultura popular e ancestralidade.

Já o público infantil está convidado a se divertir com toda a família durante o espetáculo musical “Lilica Rocha - Baba Yaga: O futuro é agora!”. As apresentações acontecem no espaço Sesi Casa Branca, nos dias 12 e 13 de fevereiro, às 15h, e no Teatro Gregório de Mattos, no dia 14 de fevereiro, às 15h. Nesta quinta-feira (13), das 9h às 11h, poucas horas antes de começar o espetáculo no Sesi Casa Branca, haverá vagas para 20 crianças de 8 a 14 anos, acompanhadas de seus responsáveis, ganharem uma manhã de aprendizado com a Vivência imersiva: “Brincando de fazer música”.

Representatividade - Outro destaque para as crianças é o projeto Tardes Pretinhas, que promove reflexões sobre ancestralidade e representatividade afro-brasileira. A programação inclui contação de histórias, oficinas lúdicas de formação em teatro e, em seguida, os espetáculos Sarauzinho da Calu e A Casa Encantada, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, dia 15 de fevereiro, às 16h, e no dia 16, também às 16h, no Espaço Boca de Brasa 360 º.

Inspirado no premiado livro Calu, uma Menina Cheia de Histórias, publicado pela Editora Malê com prefácio de Lázaro Ramos, a peça Sarauzinho da Calu é dirigida pela atriz, escritora e dramaturga Cássia Valle. O espetáculo utiliza poesia, música e literatura infantil para abordar temas como representatividade, tradição, memória e identidade, narrando as aventuras de uma menina negra que cria um universo alternativo carregado de símbolos da cultura afro-brasileira.

Já A Casa Encantada presta uma homenagem ao circo e às brincadeiras de infância, mostrando de forma simbólica a importância de cada um se reconhecer nos pequenos detalhes do mundo e na construção de suas identidades. O personagem que conduz a história é um Griot, símbolo tradicional de contadores de histórias responsáveis por apresentar às crianças as contribuições da matriz africana.

Magia e alegria- Ainda no domingo (16), o Sesi Casa Branca abre as portas, às 16h, para “Clássicas, Uma Montagem Teatral Circense”, um espetáculo que homenageia os clássicos da dramaturgia dos palhaços. Na sequência, o público poderá mergulhar no universo circense com um bate-papo com os atores que dão vida aos personagens em cena.

A magia do circo promete levar muitas gargalhadas para as crianças com a performance dos circenses Luana Serrat, Nina Porto e Nana Porto, que interpretam os palhaços "Branco" e "Augusto", personagens tradicionais do teatro e do circo. Durante o espetáculo, as atrizes se revezam em grandes trapalhadas e exploram mudanças sensíveis nos tipos de palhaços. 

Sobre o Curto Circuito das Artes - Com uma agenda que alia arte, diversidade e inclusão, o Curto Circuito das Artes reforça que Salvador é um destino que vai muito além das suas belezas naturais, proporcionando uma experiência cultural imperdível neste verão.

Realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Prefeitura de Salvador), em parceria com a Funarte, do Ministério da Cultura (Governo Federal), o Curto Circuito das Artes dinamizou 10 espaços culturais de Salvador entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, com uma programação vibrante e diversificada. Foram promovidas 3 residências artísticas, 1 exposição de artes visuais, 15 atividades formativas e 57 apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo e música , todas atividades gratuitas com o objetivo de movimentar a cena cultural da cidade, promovendo o acesso à cultura. A iniciativa busca envolver e inspirar o público de todas as idades, fortalecendo a conexão com as artes de maneira autêntica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário