Curto-circuito em subestação de energia deixa feridos no Ministério da Igualdade Racial
Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, um homem que trabalhava na manutenção do gerador teve 60% do corpo queimado

Foto: Reprodução/TV Globo
MARIANA BRASIL, MARCOS HERMANSON E FRANCISCO LIMA NETO
Um curto-circuito na subestação de energia do Ministério da Igualdade Racial causou uma explosão na sede da pasta, em Brasília, na manhã desta terça-feira (25), deixando ao menos três feridos.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, um homem que trabalhava na manutenção do gerador teve 60% do corpo queimado. Outros dois homens que estavam no local, tiveram queimadura e inalaram fumaça.
No total, 27 pessoas precisaram de atendimento por intoxicação com fumaça. De acordo com o Ministério, não houve incêndio ou explosão no edifício, mas em um equipamento elétrico adjacente.
Segundo o Coronel Tavares, do Corpo de Bombeiros do DF, o episódio ocorreu quando uma equipe de engenharia privada fazia manutenção numa rede de iluminação externa do prédio.
"Houve uma explosão, ou pode ter sido um arco voltaico, que queimou o funcionário que estava realizando essa manutenção e outros dois funcionários desceram. Após a explosão houve bastante fumaça. Os funcionários desceram, retiraram esse funcionário queimado e eles sofreram uma intoxicação pela fumaça", diz.
O coronel informou que as pessoas foram atendidas no local, onde foi feita a triagem. Cinco pessoas foram enviadas ao Hospital de Base. O ferido que teve 60% do corpo queimado foi levado ao HRAN (Hospital Regional da Asa Norte).
Segundo a CEB IPes (Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública e Serviços), o funcionário utilizava uniforme antichamas e todos os EPIs recomendados.
O ministério chefiado por Anielle Franco fica no bloco C da Esplanada dos Ministérios. Ele divide a sede com o Ministério dos Povos Indígenas e com o Ministério das Mulheres.
A CEB IPes disse que o quadro de comando responsável pelo acionamento da iluminação das empenas dos ministérios está localizado dentro da subestação de uso compartilhado com a distribuidora de energia, e que durante serviço de manutenção ocorreu um acidente envolvendo um funcionário terceirizado.
Segundo relatos obtidos pela Folha, o funcionário terceirizado da CEB estava realizando manutenção da iluminação da fachada do Ministério. Uma perícia está sendo conduzida no local pela companhia e pela Neoenergia, distribuidora que atende o DF. Técnicos buscam entender por que o funcionário estava no subsolo do prédio.
"A CEB IPes acompanha de perto a situação do prestador de serviço e ressalta que a subestação está com a situação totalmente controlada", disse a empresa em nota.
De acordo com os presentes, servidores e funcionários precisaram evacuar o local e a fumaça se concentrou principalmente no segundo andar do prédio.


