Da enfermagem a fotografia: conheça a fotógrafa que fatura seis dígitos por ano!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
Formada em enfermagem e pós-graduada em administração de empresas, Mari Siqueira de 43 anos, trabalhou por 11 anos como enfermeira neonatal e pediátrica. Mas foi em 2009 que sua vida profissional começou a passar por uma transformação.
Com o nascimento do seu filho em 2006, a profissional percebeu que não seria fácil lidar com a maternidade e a enfermagem ao mesmo tempo, por isso, em 2009, resolveu se dedicar, apenas como mãe, buscando um emprego que permitisse um tempo com a família. “Em 2009, acabei aceitando uma proposta de emprego para trabalhar como administradora de uma empresa da família, e com a oportunidade eu ganharia uma rotina de trabalho, com horários definidos, logo, conseguiria me organizar para me dedicar mais em outras áreas da minha vida, como a fotografia, que já era um hobby”, explica.
Em relação à carreira como fotógrafa, antes mesmo de se profissionalizar, Mari sempre gostou de tirar fotos e registrar momentos. Contudo, em 2013 sua vida profissional começou a mudar de vez quando recebeu uma proposta para fotografar um casamento de uma amiga da sua cunhada.
“Lembro que ela me pediu um orçamento e naquele momento só cobrei o valor para conseguir comprar uma câmera melhor, para que as fotos ficassem mais bonitas. Foi assim que resolvi me arriscar como fotógrafa profissional. Após aquele casamento percebi que queria seguir trabalhando na área, pois participar de momentos especiais da vida das pessoas e eterniza-los através do registro fotográfico, me deixava extremamente realizada”, conta Mari.
Durante o ano que se passou desde aquele evento, ela seguiu conciliando o emprego CLT com a fotografia profissional e aprendendo por conta própria sobre o segmento, como autodidata. Em 2016, Mari percebeu que os trabalhos com a fotografia estavam crescendo e até mesmo atrapalhando o cargo de administradora, por isso, tomou a decisão de seguir somente como fotógrafa.
Em 2017, montou seu primeiro site de fotografia, usando criador de sites da Locaweb, e ao longo do seu trabalho sentiu algumas necessidades, como a de manter uma rede social ativa e de um site de fácil uso para atualizar o portfólio, além, claro, de ter que contratar o pacote Adobe para realizar edições mais profissionais de suas fotos.
Nessa sua nova fase como fotógrafa em tempo integral, a Mari começou a conhecer os congressos e eventos da área, e assim começou a ter contato e fechar parcerias com empresas que oferecem produtos e serviços projetados para fotógrafos evoluírem nas suas carreiras.
Uma dessas empresas que conheceu em congressos foi a Alboom, startup de soluções online para fotógrafos e artistas visuais, onde viu neles uma oportunidade de melhorar seu site e melhorar ainda mais seus serviços.
Foi em 2019 que o site da Mari começou a rodar na plataforma Alboom e ainda para 2022 ela pretende otimizar ainda mais seu fluxo com outros programas como o Alboom Proof, feito para os clientes dos fotógrafos escolherem, aprovarem e comprarem fotos.
Desde 2018, Mari também é diretora na Associação Brasileira de Fotografia de Recém-Nascidos (ABFRN), que tem como objetivo desenvolver no país a área da fotografia newborn de maneira segura e adequada.
Atualmente, ela já conta com uma agenda sólida, ministra palestras e workshops em diversas cidades e tem seu trabalho reconhecido por todo o Brasil. Atende o mercado de luxo em todo território nacional, atendendo seus clientes em suas casas de maneira personalizada e descomplicada.
Como resultado de tudo isso, Mari por acreditar em seu sonho e investir seu tempo nele trabalhando duro, hoje, chegou ao ápice da sua carreira. Ela realiza mais de 300 ensaios anualmente e conquistou um faturamento de cerca de R$400 mil por ano.
“Pretendo seguir melhorando, me qualificando e auxiliando outras pessoas que compartilham do mesmo sonho que eu, de forma segura, para manter a estabilidade que consegui, mesmo em meio a pandemia. Além disso, pretendo seguir com a parceria com a Alboom, utilizando outros serviços.”,afirma.
Para finalizar, a profissional conta que para quem está começando na carreira, o ideal é ir devagar em relação aos investimentos em equipamento e produção. Começar divulgando seu trabalho de forma consistente em seu site e se preocupando em encontrar seu estilo e identidade é o principal. “Investir em um site, pensando que ele será o local onde você será o dono do conteúdo, é importante, pois não estará sujeito ao que algoritmos querem ou não querem entregar. Atentar-se a esses pontos é priomordial”, finaliza.