Tecnologia

Dados de mais de 100 mil usuários do ChatGPT são vendidos na dark web, alerta pesquisa

Brasil é o terceiro país com maior número de contas comprometidas, revela levantamento da Group-IB

Por Da Redação
Ás

Dados de mais de 100 mil usuários do ChatGPT são vendidos na dark web, alerta pesquisa

Foto: Reprodução

O ChatGPT, aplicativo de inteligência artificial que se tornou um sucesso estrondoso, enfrenta agora uma ameaça preocupante: hackers visando roubar informações de login e senha para possíveis golpes futuros. Um levantamento realizado pela empresa de segurança cibernética Group-IB revelou que mais de 100 mil credenciais do ChatGPT estão sendo comercializadas em diversos mercados ilegais de dados na dark web. 

A divulgação dos dados veio acompanhada de um alerta preocupante: o Brasil é o terceiro país com maior número de informações vazadas no aplicativo da OpenAI. São 6.531 contas brasileiras comprometidas, ficando atrás apenas da Índia e do Paquistão. De acordo com a Group-IB, a Índia lidera a lista com 12.632 usuários afetados pelo vazamento.

O levantamento ressalta que o risco é ainda maior devido ao crescente uso de chatbots, como o ChatGPT, em serviços do dia a dia, o que abre a possibilidade de vazamento de informações sensíveis. A ameaça já levou empresas como Apple e Samsung a proibirem o uso do ChatGPT em atividades profissionais por seus funcionários.

"Consequentemente, o acesso não autorizado às contas do ChatGPT pode expor informações confidenciais ou sensíveis, que podem ser exploradas para ataques direcionados contra empresas e seus funcionários", alertou a Group-IB em comunicado.

Para evitar vazamentos de dados no aplicativo de inteligência artificial, a empresa de segurança recomenda a atualização frequente de senhas e a utilização da autenticação de dois fatores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário