• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Dados do governo revelam que casos de violência contra pessoas idosas tiveram aumento de 53% na comparação com 2019
Brasil

Dados do governo revelam que casos de violência contra pessoas idosas tiveram aumento de 53% na comparação com 2019

Para alertar sociedade sobre casos, SBGG lança campanha "Junho Violeta"

Por Da Redação
Ás

Dados do governo revelam que casos de violência contra pessoas idosas tiveram aumento de 53% na comparação com 2019

Foto: Reprodução/Agência Brasil

As denúncias de violência contra pessoas idosas representavam, em 2019, 30% do total de denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico Disque 100, disponibilizado pelo governo, o que somava em torno de 48,5 mil registros. Contudo, no fim de 2020, com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o número de casos aumentou 53%, passando para 77,18 mil denúncias. 

Além disso, no primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registra mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso, no Brasil. A presidente da Câmara de Títulos de Especialização em Gerontologia, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Naira Dutra Lemos, não vê o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que ocorre hoje (15), como uma data de comemoração, mas de alerta.

“Acho que é um dia para a gente pensar sobre o assunto, para dar visibilidade sobre o tema. Um dia para a gente parar, refletir e mobilizar nossas forças para pensar sobre isso”, disse Naira. A SBGG lançou a campanha "Junho Violeta" e espalhou mensagens para os serviços de assistência social, atendimento à saúde e universidades, incentivando alunos, profissionais e idosos a usar o laço roxo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil mantém a tendência de envelhecimento da população. Em 2019, os idosos somavam 32,9 milhões de pessoas, 6 milhões a mais que as crianças de até 9 anos de idade (26,9 milhões). Naquele ano, os idosos representavam 15,7% da população, enquanto as crianças até 9 anos de idade respondiam por 12,8%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário