Dançarina, influenciadora e rainha do Malê Debalê é coroada Deusa do Ébano do Ilê
Lorena Bispo, de 22 anos, participou do concurso pela segunda vez e foi nomeada na madrugada deste domingo (16)

Foto: Amanda Ercília/GOV-BA
A dançarina, comunicadora e influenciadora digital, Lorena Bispo, de 22 anos, foi coroada a Deusa do Ébano 2025 do bloco afro Ilê Aiyê.
A nomeação de Lorena aconteceu na Noite da Beleza Negra, realizada entre a noite de sábado (15) e a madrugada deste domingo (16), na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador.
Lorena é do bairro de Itapuã e concorreu ao posto pela segunda vez. Ela recebeu a coroa de Larissa Valéria Sá Sacramento, eleita a rainha do ano passado. A Deusa foi rainha do Malê Debalê em 2023.
Ao lado de Lorena, outras 14 finalistas, com idades entre 19 e 35 anos, brilharam na passarela. O segundo lugar ficou com Tainã de Palmares, 31 anos, que recebeu um troféu, a fantasia do bloco e R$ 6.600. Já o terceiro lugar foi para Stephanie Ingrid, 23 anos, premiada com troféu, também uma fantasia e R$ 6.000.
Com o tema "O Curuzu é o mundo: e a porta de entrada é a percussão", o evento reforçou o papel do Ilê na difusão da cultura afro-brasileira. Além da coroação, a noite foi marcada por encontros musicais e performances que enalteceram a riqueza da cultura afro-baiana.
A homenageada da noite foi Dete Lima, estilista e artista plástica responsável pelas roupas que marcam as apresentações do Ilê, tema do Moda no Farol em celebração aos 50 anos do bloco, em novembro de 2024.
A grande vencedora da edição de 2025 fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador, quando o Ilê desfilará com o tema "Kenya: Berço da Humanidade".
Leia mais: