Daniel Alves completa 80 dias de prisão em Barcelona por acusação de estupro
Ele segue sem autorização da Justiça espanhola para responder pelo caso em liberdade
Foto: Reprodução
O lateral-direito Daniel Alves completou, na segunda-feira (10), 80 dias preso em Barcelona, no presídio Brians II, onde responde por estupro e agressão sexual contra uma jovem. Alves segue sem autorização da Justiça espanhola para responder pelo caso em liberdade. As informações são do Estadão.
O jogador é acusado de estuprar e agredir sexualmente uma jovem em uma boate de Barcelona, no dia 30 de dezembro. Ele teria trancado, agredido e estuprado a suposta vítima em um banheiro da área VIP da casa noturna.
A mulher, que não teve a identidade revelada, procurou as amigas e os seguranças da balada após o ocorrido. A equipe de segurança da casa noturna acionou a polícia catalã (Mossos d’Esquadra), que colheu depoimento da vítima.
As inconsistências nas versões dadas pelo jogador à Justiça, além da possibilidade de fuga da Espanha, fizeram com que a juíza Maria Concepción Canton Martín decretasse a prisão de Daniel Alves no dia 20 de janeiro, após prestar depoimento. O Ministério Público pediu a prisão preventiva do atleta de 39 anos, sem direito à fiança, e a titular do Juizado de Instrução 15 de Barcelona acatou o pedido, ordenando a detenção.
De acordo com a reportagem, na cela, Daniel Alves divide cela com outro brasileiro, chamado Coutinho. No jargão carcerário, seu papel, como “prisioneiro de confiança”, era de auxiliar o lateral a superar o sentimento de angústia e estresse que a entrada na prisão pode causar, especialmente para pessoas que nunca estiveram em uma penitenciária.
Entre as visitas que recebeu, foi da até então esposa Joana Sanz, que chegou a anunciar nas redes sociais que iria se separar do atleta, em carta escrita a próprio punho. “Eu o amo e o amarei para sempre. Quem diz que um amor se esquece está se enganando ou não amou de verdade. Mas eu amo, respeito e valorizo muito mais a mim mesma. Perdoar alivia, então, fico com o mágico e encerro uma etapa da minha vida que começou no dia 18 de maio de 2015. Dou graças às oportunidades e aprendizados que a vida me dá. Por mais difícil que seja, aqui está uma mulher forte que passa à etapa seguinte da sua vida”, escreveu Joana.
Qual pode ser a pena de Daniel?
Ainda não há uma data para que o caso de Daniel Alves tenha seu veredito na Justiça da Espanha, mas ele deve ocorrer ainda em 2023. Em outubro de 2022, o Código Penal da Espanha foi alterado com a adição de uma nova lei, a qual prevê que os crimes sexuais devem ser tipificados de acordo com o consentimento da vítima.
De acordo com o jornal El Mundo, Daniel Alves poderá ser condenado a uma pena de oito a dez anos de prisão.