Daniela Mercury soube da retirada do próprio nome de espaço em Salvador através da imprensa, afirma assessoria
Além disso, artista nega ter sido procurada pela prefeitura para falar sobre possível cancelamento do projeto Pôr do Som
Foto: Reprodução/Facebook
A cantora Daniela Mercury soube sobre a retirada do nome dela das peças publicitárias de divulgação do espaço onde é realizado o Festival Virada Salvador através da imprensa. A informação foi passada pela assessoria da artista ao portal g1.
Até 2023, o local era chamado de "Arena Daniela Mercury". Segundo a Prefeitura de Salvador, a mudança acontece após recomendação do Ministério Público estadual, acatada no mês de agosto, pois o uso do nome da cantora infringe a Lei Federal nº 6.454/1977, que proíbe a atribuição de nome de pessoa viva para a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos.
A assessoria informou ainda que a gestão municipal não entrou em contato anteriormente com Daniela para falar sobre o possível cancelamento do projeto Pôr do Som, show realizado no dia 1° de janeiro, há 25 anos. O evento acontece atualmente na Orla Boca do Rio, como passou a ser chamado o espaço.
"O Pôr do Som nunca foi realizado em outra data. Esse show de Daniela dia 1° é um patrimônio cultural da cidade de Salvador, faz parte da história da Bahia e, consequentemente, do Brasil! É o axé, a benção a essa/dessa terra para começar o ano, é uma celebração do novo, uma renovação! É a abertura de portas, uma limpeza. Muita gente não faz nada na noite de réveillon, mas diz que começa o ano no Pôr do Som, porque isso traz sorte e energia boa", disse o comunicado.
Na sexta-feira (25), o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, declarou que o evento pode mudar de data e lugar, podendo acontecer entre os dias 27 a 31 de dezembro, dentro da programação do Festival Virada Salvador, ou ocorrer no dia 1º, mas de volta à Barra.
Segundo o prefeito, o Festival Virada Salvador é limitado a 5 dias de festa. Como o dia 1º será numa quarta-feira em 2025, para manter o projeto de Daniela o festival precisaria começar no sábado. No entanto, Bruno Reis disse com a mudança a capital pode perder turistas para outras cidades.
“Foi uma demanda do trade turístico. Todos os Reveillon’s no Brasil vão começar já na sexta-feira, 26 de dezembro. Foi corrente que era sexta-feira a melhor data para ser feita. Convidamos Daniela [Mercury] para fazer o Pôr do Som qualquer dia que ela quisesse, 27, 28, 29, 30, e ela está estudando a possibilidade da prefeitura contratando, ao invés de ela se apresentar na Arena, se apresentar lá no Farol da Barra”, contou.
A equipe de Daniela informou ainda que ela pode realizar um show na Orla Boca do Rio, mas "não será o Pôr do Som". Além disso, a cantora tenta viabilizar a realização do show por outros meios, mesmo sem o apoio da prefeitura.