• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Das 154 cidades com mais de 200 mil habitantes, apenas 5 não tiveram mortes por coronavírus
Brasil

Das 154 cidades com mais de 200 mil habitantes, apenas 5 não tiveram mortes por coronavírus

Todas as cidades adotaram medidas de distanciamento social

Por Da Redação
Ás

Das 154 cidades com mais de 200 mil habitantes, apenas 5 não tiveram mortes por coronavírus

Foto: Reprodução

Dentre as 154 cidades com mais de 200 habitantes no Brasil, apenas cinco não registraram mortes pelo novo coronavírus (Covid-19), até essa sexta-feira (15). São elas: Colombo (PR), Ipatinga (MG), Pelotas (RS), Ponta Grossa (PR) e Ribeirão da Neves (MG). 

De acordo com o último boletim oficial com dados da Covid-19, a doença já se espalha por 2.964 das 5.570 cidades brasileiras e matou mais de 14 mil pessoas em pelo menos 1.086 municípios. A doença ainda está concentrada nas cidades com mais de 200 mil cidadãos, das quais 73% dos casos e 78% das mortes foram confirmados nesses. 

Casos de Covid-19 em cada cidade sem mortes pela doença

Ribeirão das Neves

O município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, tem registrado 22 casos do novo coronavírus, mas o que preocupa a cidade com cerca de 350 mil pessoas, é que apenas 406 pessoas foram testadas. A prefeitura afirma que todos os pacientes com sintomas graves são testados imediatamente, e que a maior parte dos testes rápidos está reservada aos profissionais da saúde. Outra preocupação, é que o município não possui nenhum leito de UTI, e todos os casos graves são enviados a Belo Horizonte.

No entanto, uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) constatou que o número real de Covid-19 no estado é 16,5 vezes maior do que o divulgado oficialmente.

Ipatinga

A cidade de Ipatinga, também em Minas Gerais, atualmente registra 27 casos confirmados e está utilizando testes rápidos em casos suspeitos que estão entre o 8º ou 10º dia de sintomas. A prefeitura informou que houve um aumento de 15% nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas a taxa de ocupação de leitos ainda permanece abaixo de 50%. 

O município também adotou medidas de distanciamento social e cancelou eventos para evitar aglomerações, mas o comércio segue funcionando das 10h às 16h durante a semana. O uso de máscaras é obrigatório dentro das lojas.

Pelotas 

Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o número de pacientes infectados pela Covid-19 são 29. A cidade possui o número maior de testes e, atualmente,  são 31 leitos de UTI e 58 de enfermagem exclusivos para Covid. E ainda será disponibilizado um hospital de campanha no Ginásio Sesi, que terá 159 mais leitos de enfermaria.

O município ainda está adotando medidas de distanciamento social desde o início da pandemia, mas o comércio segue aberto. O horário de funcionamento está limitado (das 10h às 18h), e nos shoppings, a temperatura de todos os clientes é medida. Mas praças de alimentação, a lotação está limitada a 30% da capacidade. O uso de máscara é obrigatório em espaços públicos e no comércio.

Ponta Grossa

A cidade de Ponta Grossa, no Paraná, registrou 27 casos, entre moderados e graves, e dentre esses, 41% são profissionais de saúde. Em 23 de março, o município chegou a fechar o comércio, academias e igrejas, mas relaxou essas normas em 6 de abril e já autorizou que as atividades voltem a operar, observando distanciamento, uso de máscaras nos ambientes, e disponibilização de álcool em gel. 

A prefeitura informou que conseguiu organizar o sistema de saúde para um melhor atendimentos pacientes. Compraram equipamentos de proteção para funcionários da saúde, e ainda criou um serviço para monitorar através de telefone os casos suspeitos de Covid-19 com os sintomas considerados mais leves. 

Colombo

Em Colombo, no Paraná, os casos registrados são 28, sem nenhuma incidência de morte, mas o município já registrou uma alta de 68% nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A cidade adotou medidas de distanciamento social, como cancelamento de eventos e fechamento de escolas e parques. O comércio continuou funcionando, mas em horário reduzido (das 10h às 16h durante a semana), e os clientes são orientados a manter distância de 1,5 metro. O uso de máscara é obrigatório em espaços públicos da cidade desde 23 de abril.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.