Datafolha: 43% dos brasileiros vivem na chamada 'velocidade 2x'
Aceleração social pode deixar as pessoas mais ansiosas
Foto: Reprodução/Pixabay
Uma pesquisa do Datafolha aponta que cerca de 43% da população brasileira vive na chamada velocidade 2x, ou seja, em ritmo muito acelerado e sem paciência. Especialistas alertam, no entanto, que a sensação de ganhar tempo ouvindo mensagens aceleradas no celular, por exemplo, deixa as pessoas mais ansiosas. A informação é do portal G1.
Segundo Michelle Prazeres, fundadora do Instituto Desacelera, a aceleração social do tempo significa realizar mais tarefas em menos tempo. “Então, coisas que a gente levava 10 anos para fazer e transformações sociais que levavam 10 anos para acontecer, estão acontecendo realmente em menos tempo”, explica.
A pesquisa revelou ainda a relação dos brasileiros com o tempo: nove em cada dez pessoas não se sentem calmas. “É como se a gente estivesse constantemente em modo de fuga: então, qual é a resposta do nosso corpo? A gente aumenta a adrenalina, aumenta o cortisol para produzir, produzir e produzir. E aí, é comum os sintomas mais depressivos”, afirma a psicóloga Alyne Silva.