Datafolha: 49% dos brasileiros não responsabilizam Bolsonaro pelo avanço da covid-19 no Brasil
A pesquisa ouviu 2.065 pessoas em todo o país

Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa feita pela Datafolha e divulgada na sexta-feira (14), pelo jornal Folha de S. Paulo revelou que 49% dos brasileiros não responsabilizam o presidente Jair Bolsonaro pelo avanço da covid-19 no país. Além disso, 33% apontaram que Bolsonaro é "muito responsável" pelo índice, 16% disseram que ele é "um pouco responsável" pelo avanço da doença e outros 2% não souberam responder. Os dados são relacionados a postura de Bolsonaro frente à pandemia.
A pesquisa, realizada em 11 e 12 de agosto por telefone, ouviu 2.065 pessoas em todas as regiões e estados no Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Já em consideração ao número de mortes, 47% dos entrevistados apontaram que Bolsonaro não é culpado pelos mais de 100 mil óbitos registrados no país desde o início da pandemia. 11% apontaram que o presidente é o "principal culpado" e 41% revelou que Bolsonaro é "Um dos culpados, mas não o principal".
Em relação à postura do Governo para evitar as mortes pela covid-19, 49% dos brasileiros disseram que a instituição Federal "Não fez o necessário"; 24% disseram que o governo "Fez o necessário" e 22% apontaram que "Nada que o país fizesse evitaria esse nº de mortes". 6% não souberam responder.