Datafolha: 58% dos brasileiros são contra o fim da reeleição
Já 41% preferem que seja proibida; veja números
Foto: Agência Brasil
A maioria dos brasileiros é contra o fim da reeleição. Ao menos, é o que mostra uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta sexta-feira (22). De acordo com os dados, 58% dos eleitores desejam que a possibilidade de recondução ao cargo seja mantida, enquanto 41% preferem que seja proibida. O restante não soube responder.
Os jovens de 16 a 24 anos demonstram o maior entusiasmo em apoiar, com 71%, enquanto, por outro lado, 47% dos mais velhos defendem o fim da possibilidade. Aqueles com menor nível de instrução (61%) e os mais ricos (62%) são os principais defensores da reeleição. Não há diferenças regionais relevantes na avaliação.
O debate sobre o fim da medida aprovada pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 16, em 1997, já perdura por décadas e chegou, recentemente, ao Senado Federal, que segue debatendo maneiras de encaminhar o assunto.
O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é um dos que consideram a reeleição o mal na política nacional. Na visão do senador, os governantes já começam seus mandatos de olho na extensão dele. Do outro lado, está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é contra a mudança.
O Datafolha fez 2.002 entrevistas presenciais em 147 cidades do País entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.