Esportes

De decepções no primeiro semestre ao título da Série B: o 2023 do Vitória

Confira os principais momentos vividos pelo Rubro-Negro no ano

Por Da Redação
Ás

De decepções no primeiro semestre ao título da Série B: o 2023 do Vitória

Foto: Divulgação/ Vitória

A temporada de 2023 foi marcante para o Vitória e a torcida. A campanha da série B, que terminou com o título do Leão, foi marcada pelo apoio da torcida e um time seguro e eficiente, que correspondeu em campo a festa na arquibancada. No entanto, antes do segundo semestre dos sonhos, a equipe teve uma primeira parte do ano marcada por decepções.

Depois do acesso para série B em 2022, a expectativa era de uma melhora na equipe para temporada deste ano. Só que início do ano não foi bom para o Vitória. A campanha no baianão com três triunfos, três empates e três derrotas; a vice -lanterna no grupo na Copa do Nordeste e a derrota por 2 a 0 para o Nova Iguaçu na primeira fase da Copa do Brasil; fizeram o time ser eliminado nas três competição em uma mesma semana.

Após os resultados negativos, o técnico João Burse foi demitido em fevereiro. O aproveitamento à frente do Vitória foi de 46%, com quatro partidas ganhas, dois empates e quatro derrotas. 

Para o lugar de Burse, a diretoria rubro-negra escolheu Léo Condé. Apesar do início ruim, com sete jogos seguidos sem vencer, o treinador foi mantido e teve 40 dias para preparar a equipe para a série B do Campeonato Brasileiro. 

No Campeonato Nacional, o rubro-negro foi bem de ponta a ponta. Mesmo sendo considerado azarão, o time iniciou a competição com 5 vitórias seguidas e manteve uma constância durante toda campanha, que culminou no título. 

A equipe conquistou 72 pontos, em 38 partidas, com 22 vitórias, seis empates e dez derrotas. O Leão foi o melhor mandante, teve a maior média de público (22.842 pessoas por jogo), a terceira defesa mais eficiente e o terceiro time com mais gols na Série B. 

Os destaques da equipe foram Léo Gamalho, Oswaldo e Wagner Leonardo. O centroavante marcou 12 gols em 35 jogos na temporada, sendo o artilheiro do Vitória na temporada. Oswaldo, foi o líder em participações diretas para gol, com 8 gols e 11 assistências em 50 partidas. Wagner Leonardo, mesmo sendo zagueiro, contribuiu com 5 gols na série B e foi um dos melhores jogadores da competição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário