Debaixo das Lonas tudo é mais bonito: obra sobre cultura e tradições do povo cigano estreia na próxima sexta (04)
O documentário conta a história de “Tati, à Cigana”, pertencente a uma das mais tradicionais famílias Ciganas e Circenses do Brasil

Foto: Reprodução
O documentário “Debaixo das Lonas tudo é mais bonito! ” estreia na próxima sexta-feira (04), às 20h, no YouTube (Canal Mulher de Bigode). A obra cinematográfica fala sobre as culturas e tradições do povo cigano e circense ao contar a história de Irisma Fernandes, conhecida como “Tati, à Cigana”.
A artista, pertencente à etnia “Calon”, faz parte da terceira geração dos Fernandes, uma das maiores e mais tradicionais famílias Ciganas e Circenses do Brasil. Durante sua carreira, ela passou por mais de vinte circos, viajando por diversos estados brasileiros, até abdicar os espetáculos para assegurar a formação escolar das filhas.
Logo, Irisma fixou um acampamento na comunidade “Umburaninha”, povoado “Crenguenhem”, na região de Tucano-Bahia/Território Identitário do SISAL, onde as cenas foram gravadas.
A artista que assumiu as responsabilidades do circo após a morte precoce do pai, Roy Rogeres Fernandes, assassinado aos 33 anos, durante o espetáculo de matinê do Circo Mexicano, deteve o compromisso de manter e repassar as tradições ciganas e circenses aos seus irmãos.
O documentário tem duração de 35 minutos, e foi produzido por meio de parceria com a produtora “Mulher de Bigode Filmes”. O filme, premiado com a maior pontuação do território identitário do SISAL, pode contribuir no combate ao preconceito, e a propagação de estereótipos designando aos povos ciganos, especialmente, os de tradição circense. A obra também buscar valorizar e ressaltar os aspectos positivos destas culturas.
O roteiro e a direção ficaram sob responsabilidade do cigano da etnia calon, jornalista e pesquisador Roy Rogeres Fernandes Filho. A montagem, edição e direção de fotografia são ofícios da cineasta e pesquisadora Letícia Ribeiro.