Declaração sobre saída de Gilmar Mendes do Supremo em caso de reeleição de Bolsonaro é fake news, afirma STF
Essa mensagem já foi vinculada na internet na campanha de 2018 e em abril de 2021

Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O Supremo Tribunal Federal divulgou nesta quinta-feira (6) uma nota afirmando que é falsa a declaração atribuída ao ministro Gilmar Mendes que voltaram a circular nas redes sociais. As postagens dizem que o decano disse que sairá do Supremo Tribunal Federal (STF) caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito.
“O ministro Gilmar Mendes jamais deu tal declaração e trata-se, portanto, de uma ‘fake news'”, disse o STF em nota.
Essa mensagem já foi vinculada na internet na campanha de 2018 e em abril de 2021. Na eleição anterior, este post foi compartilhado quase 60.000 vezes, segundo agências de checagem.
"Se bolsonaro ganhar as eleições, saio do STF "
— Marcos Petrucelli (@MarPetrucelli) October 6, 2022
Gilmar Mendes
Se você tinha alguma dúvida e precisava de apenas um empurrãozinho, não precisa de mais nada. Adeus Gilmar!!!#BolsonaroReeleito pic.twitter.com/sCl99YmUoa
O ministro irritou parte dos apoiadores de Bolsonaro na última quarta-feira (5) ao discursar em homenagem aos 34 anos da Constituição. “Estamos irmanados no mesmo propósito, ministro Alexandre de Moraes, Sua Excelência que com altivez tem defendido o processo eleitoral brasileiro de sério ataque antidemocrático jamais presenciado — e que só chegou a esse ponto em razão da omissão conivente de diversos órgãos e agentes públicos”, disse o decano da Corte, referindo-se aos ataques do presidente.