"Defendo uma jornada de trabalho mais humanizada", diz Jerônimo sobre fim da escala 6x1
Governador da Bahia acredita em no diálogo no Congresso para "uma solução justa e equilibrada"
Foto: Thuane Maria/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) falou na tarde deste domingo (17), sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6x1.
Em sua publicação no aplicativo 'X', antigo Twitter, o petista defende um ambiente de trabalho mais humanizado e confia na decisão do Congresso para construir a melhor solução possível.
Confira a postagem abaixo:
Defendo uma jornada de trabalho mais humanizada.
O fim da escala 6x1 é sobre garantir que a classe trabalhadora tenha descanso, lazer e saúde, sem prejuízo à economia. Acredito no diálogo no Congresso para construirmos uma solução justa e equilibrada.
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) November 17, 2024
Entenda PEC
Nas últimas semanas, a PEC que propõe o fim da jornada de trabalho 6x1 teve repercussão nas redes sociais. Para além de colocar um fim na jornada de trabalho 6x1, com apenas uma folga na semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada federal Erika Hilton (PSOL) também quer emplacar a redução do limite de horas semanais trabalhadas no Brasil, a fim de permitir o modelo de quatro dias de trabalho.
A parlamentar defende no texto que o país deveria não só acabar com o modelo em que o trabalhador folga apenas um dia na semana, do 6x1, como também adotar a “jornada de trabalho de 4 dias na semana”.
“A alteração proposta à Constituição Federal reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”, afirma a proposta inicial.