Defensoria Pública entra com ação para instalação de Delegacia da Mulher em Eunápolis
Pedido acontece após aumento nos casos de violência
Foto: Reprodução
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), ingressou na Justiça com uma Ação Civil Pública, com um pedido de liminar, para que o Estado instale, em Eunápolis, no sul baiano, uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). A medida é motivada pelo crescente aumento de crimes contra a mulher na região.
O município de Eunápolis é o segundo maior no índice de violência no país, de acordo com o estudo do Atlas da Violência. Em quadro comparativo, a Ação Civil Pública aponta ainda que a quantidade de ocorrências registradas contra as mulheres em relação à população é maior em Eunápolis que em algumas cidades no estado que já contam com DEAMs, como Barreiras e Jequié.
No documento protocolado na Justiça, é destacado que a implementação de uma DEAM é imprescindível para dar “maior suporte, segurança e acolhimento às mulheres vítimas de violência, além de possibilitar um tratamento mais humanizado e digno, minimizando o trauma e danos sofridos, alinhando-se às políticas de segurança pública em favor da mulher vítima de violência doméstica e familiar”.