• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Defensorias Públicas pedem esclarecimentos do bloco "As Muquiranas" por atos de violência no carnaval
Bahia

Defensorias Públicas pedem esclarecimentos do bloco "As Muquiranas" por atos de violência no carnaval

Órgãos repudiaram o caso de agressão a mulher praticado no bloco na última terça-feira (21)

Por Da Redação
Ás

Defensorias Públicas pedem esclarecimentos do bloco "As Muquiranas" por atos de violência no carnaval

Foto: Reprodução/Redes Socias

A Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) enviaram um ofício (veja aqui), nesta sexta-feira (24), pedindo o posicionamento e esclarecimentos do bloco “As Muquiranas”, após caso de violência praticado contra uma foliã no carnaval de Salvador. A agressão aconteceu na última terça-feira (21), em um trecho do Circuito Osmar (Campo Grande)

Em vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver a vítima sendo empurrada diversas vezes e atingida por armas plásticas de água por vários homens que a cercam. Os abusos só cessaram com a chegada da Guarda Municipal.

Representantes do bloco afirmaram que não podem controlar o comportamento das pessoas que depredam patrimônio público e nem daqueles que cometem assédio ou quaisquer outros crimes. 

As defensorias destacaram que a Bahia ocupa o 4º lugar no ranking de casos de violência de gênero e que “episódios de importunação sexual, com ou sem o uso de artefatos de plástico, se repetem anualmente durante a passagem do bloco, manifestando práticas machistas que não mais podem ser toleradas pela sociedade”. As instituições deram um prazo de 10 dias para resposta e, a partir dela, avaliarão as medidas a serem adotadas.

O documento foi assinado pela defensora federal e representante do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres da DPU na região Nordeste, Charlene da Silva Borges, pelo defensor regional de Direitos Humanos da DPU na Bahia, Gabriel César, e pela defensora pública estadual e coordenadora de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Livia Almeida. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário