Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais dois municípios baianos
Os municípios de Porto Seguro e Prado podem pedir recursos ao MDR
Foto: Divulgação
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, na terça-feira (14), a situação de emergência devido à desastre naturais em dois municípios da Bahia, atingidos por fortes chuvas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Porto Seguro e Prado são as duas cidades baianas que receberam o reconhecimento federal de situação de emergência. Além disso, dois municípios mineiros também foram reconhecidos, sendo eles Poço Fundo e Ponte Nova.
Desde o início do mês, 26 cidades baianas já tiveram o reconhecimento de estado de emergência pela Defesa Civil, além de 33 mineiras. Para a Bahia já foram repassados R$ 8,5 milhões para reparar os impactos causados pelo desastre natural.
Os gestores locais dos locais com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, ficam aptos a solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para atendimento à população afetada, assim como para o restabelecimento de serviços essenciais e para a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
Caso desejem solicitar, a ação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações de cada município, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.
Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado para o município.