• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Defesa Civil reconhece situação de emergência em 23 municípios do País
Brasil

Defesa Civil reconhece situação de emergência em 23 municípios do País

Constam na lista, sete cidades da Região Centro-Oeste, uma do Sul, três do Norte e 12 do Nordeste

Por Da Redação
Ás

Defesa Civil reconhece situação de emergência em 23 municípios do País

Foto: Reprodução/G1

O Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, constatou nesta sexta-feira (6) a situação de emergência em 23 cidades do País atingidas por desastres naturais. Sete cidades da Região Centro-Oeste, uma do Sul, três do Norte e 12 do Nordeste se encontram nessa lista. 

A medida é importante para que as localidades afetadas possam solicitar recursos de socorro e atendimento à população, os proporcionando serviços essenciais e reconstrução da infraestrutura pública danificada.

Das 23 cidades, 12 estão na Região Nordeste. A estiagem é a causa da situação de emergência na maior parte delas: Campo Formoso e Euclides da Cunha, na Bahia; Ibirajura, em Pernambuco; Boa Saúde, Doutor Severiano, Frutuoso Gomes e Santana do Matos, no Rio Grande do Norte; Anísio de Abreu, no Piauí; e Nossa Senhora da Glória e Poço Verde, em Sergipe. Ainda no Nordeste, Campos Sales, no Ceará, e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, registram seca.

No Centro-Oeste, sete municípios do Mato Grosso do Sul estão em situação de emergência por conta de incêndios florestais. São eles: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho. Desde o início da temporada de seca, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vem planejando ações com outros órgãos federais e estaduais para minimizar o risco de queimadas na região, sobretudo no Pantanal.

No Amazonas, três cidades tiveram reconhecimento federal devido a inundações causadas por cheias em rios do estado. São elas: São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatamã e Santa Isabel do Rio Negro. Até o momento, 53 municípios amazonenses estão em situação de emergência pelo mesmo motivo.

No Sul, a cidade de Itapoá, em Santa Catarina, entrou em situação de emergência por conta de marés de tempestades, também conhecidas como ressacas.

Além disso, o MDR também autorizou nesta sexta-feira, o repasse de mais de R$ 72,3 mil ao município de Cerro Grande, no Rio Grande do Sul. Os recursos serão usados no restabelecimento da Escola Municipal Getúlio Vargas, que foi atingida por um vendaval.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.