"Deixem eles viverem como querem viver", diz Rui sobre Cuba
Governador comentou as manifestações que tem ocorrido na ilha
Foto: Divulgação/Governo da Bahia
O governador Rui Costa comentou na manhã desta quarta-feira (21) os protestos que ocorrem em Cuba. As manifestações são consideradas as maiores em 30 anos e ocorrem em plena crise da Covid-19 na ilha.
"Fui em Cuba e o que eles fazem de esforço para superar esse cruel bloqueio é surpreendente. Quem foi em Cuba, parece que foi em Salvador, a alegria do povo. Eles tem o sistema de saúde invejável no mundo. Imagine Salvador cercada de navios americanos proibindo de chegar investimentos? Isso é cruel. Ali tem seres humanos tentando sobreviver. O básico da humanidade é respeitar a autonomia dos países, não cabe a quem tá no Brasil ficar analisando o jeito e o modo que os cubanos querem viver. Deixem eles viverem como querem viver. O que é cruel e inadmissível é o cerco, a perseguição, a crueldade com essas pessoas. Se eu tiver que fazer uma manifestação é a favor de Cuba, vou pedir aos Estados Unidos, tenham o mínimo de piedade e humanidade com aquele povo. Chega da gente ficar julgando outros países", afirmou.
O embargo dos Estados Unidos contra Cuba é uma das medidas mais condenadas pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde todos os anos, desde 1992, é aprovada uma resolução contra a imposição americana.