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Delegação chinesa visita obras da Fiol e do Porto Sul para avaliar criação de corredor ferroviário entre Brasil e Peru

Durante a visita, a China anunciou que deverá elaborar um novo estudo de viabilidade para o projeto

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Delegação chinesa visita obras da Fiol e do Porto Sul para avaliar criação de corredor ferroviário entre Brasil e Peru

Foto: Daniel Thame/GOVBA

Uma comitiva de engenheiros ferroviários do governo da China esteve em Ilhéus (BA), nesta quarta-feira (16), para avaliar as obras da Malha I da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e do Porto Sul. A visita técnica, coordenada pelo Governo Federal e com participação do Governo da Bahia, teve como objetivo analisar a viabilidade de implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru, que prevê a ligação ferroviária entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

O plano é conectar o Porto Sul, na Bahia, ao porto de Chancay, no Peru, a cerca de 80 quilômetros de Lima. A proposta está sendo discutida como uma rota estratégica para o comércio entre a América do Sul e a Ásia, com forte interesse do governo chinês.

“A proposta é estabelecer um corredor ferroviário estruturante para transporte de carga no Brasil – de Leste a Oeste, atravessando Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Toda a produção da região central do país seria escoada por essa infraestrutura ferroviária até o Porto de Chancay”, explicou o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

Durante a visita, foi anunciado que a China deverá elaborar um novo estudo de viabilidade para o projeto, que visa fortalecer as conexões logísticas e comerciais do continente sul-americano com o mercado asiático.

“Essa ligação bioceânica é um grande sonho do Brasil. Quando essa ferrovia alcançar o Pacífico, o tempo de navegação entre a costa brasileira e a Ásia será reduzido em cerca de dez dias”, afirmou Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil.

Ribeiro também destacou a relevância do modal ferroviário para as exportações brasileiras. “O Brasil exporta, anualmente, US$350 bilhões, e mais de um terço desse volume tem como destino a China. Desse total, 60% correspondem a minério de ferro e soja – cargas que dependem de transporte ferroviário. É uma alternativa mais eficiente, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental”, concluiu.

Infraestrutura baiana no centro da integração logística

O presidente da Bahiainvest, órgão do Governo do Estado, Paulo Guimarães, ressalta que “o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste são fundamentais não apenas para as regiões Sul e Sudeste, mas para todo o estado. Eles vão possibilitar o escoamento de minérios e grãos e representar uma grande artéria para o desenvolvimento de novos projetos industriais e agroindustriais. Além disso, tornam-se o principal elo, e é esse o motivo da visita dos chineses, para a implantação de uma ferrovia bioceânica ligando o Oceano Pacífico, no Peru, ao Oceano Atlântico, em Ilhéus”.

Guimarães também destacou que “o Porto Sul atrairá novas indústrias e viabilizará a criação de um Polo de Logística, com impacto positivo em toda a economia regional, com uma característica própria da Bahia: a produção sustentável”.

A Malha I da Fiol, com 537 quilômetros entre Caetité (BA) e Ilhéus (BA), é peça essencial na logística de escoamento de cargas. A integração com o Porto Sul figura como uma das alternativas mais promissoras para o sucesso do corredor bioceânico. A concessionária Bahia Mineração S.A. (Bamin) é responsável pelas obras do trecho ferroviário e também pela construção do Porto Sul.

Projeto Fico-Fiol: nova rota ferroviária estratégica

O projeto Fico-Fiol compreende a concessão à iniciativa privada da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico) e Fiol. Prioritário no Novo PAC, o empreendimento prevê 2,7 mil quilômetros de extensão entre Bahia, Goiás e Mato Grosso, com investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões. As ferrovias envolvidas serão integradas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), fortalecendo a consolidação de um corredor logístico estratégico.

“O projeto, que já conta com parte de sua infraestrutura construída pelo governo brasileiro, visa transportar a produção de grãos e minérios da Bahia e do Matopiba até Lucas do Rio Verde (MT)”, detalhou Leonardo Ribeiro.

O Corredor Bioceânico Brasil-Peru conectará a Fico-Fiol ao Porto de Chancay, cruzando os estados de Rondônia, Acre e o território peruano.

Delegação chinesa percorre obras e faz avaliações técnicas

A delegação chinesa iniciou a semana visitando as obras do entroncamento entre a Fico-Fiol e a Ferrovia Norte-Sul, concebido para promover a integração do transporte ferroviário de Norte a Sul do país. Técnicos e engenheiros estiveram em Mara Rosa (GO), ponto exato em que essas ferrovias se encontram.

Na terça-feira (15), os técnicos asiáticos foram recebidos na Casa Civil, em Brasília (DF), e nesta quinta-feira (17) seguem para o Porto de Santos, dando continuidade à análise da infraestrutura logística brasileira e à articulação com o Corredor Bioceânico Brasil-Peru.

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