'Demorou pouco', diz Rui sobre 10 anos de projeto da Ponte Salvador-Itaparica
Previsão do governo é que a ponte fique pronta em 5 anos
Foto: Divulgaçãi / GovBa
O governador Rui Costa negou, nesta sexta-feira (13), que o processo de construção do projeto da ponte Salvador - Itaparica tenha levado tempo demais. Todo o imbróglio teve início 10 anos atrás.
"Demorou pouco. Um projeto desse tamanho. Trabalhamos muito, conversamos com muita gente e finalmente conseguimos um consórcio que acredita na Bahia", disse.
Com o resultado do leilão divulgado nesta sexta (13), o projeto agora parte para outra etapa. A previsão é que em cinco anos tudo fique pronto.
"Esse é o sucesso de um projeto que estamos trabalhando a muitos anos. É o maior projeto de infraestrutura realizado nos últimos anos no Brasil e vai ajudar a mudar o perfil econômico e de desenvolvimento de regiões importantes da Bahia. São cinco anos, um ano pra projeto executivo e quatro anos de obra. Dos 6 bilhões de reais, quatro são de iniciativa privada. O objetivo é diminuir desigualdades, é aproximar o índice de desenvolvimento do baixo Sul da região metropolitana. Existe uma desigualdade muito grande. A diferença é gigantesca. Desemprego, pobreza, queremos aumentar o índice de renda e teremos, tenho certeza, muitos empreendimentos imobiliários. A expectativa é que esse recurso pago pelo Estado retornará", declarou Rui.
Ainda segundo o governador, toda a obra será feita com atenção e cuidado ao meio ambiente. O projeto foi discutido e implementado ao PDDU municipal.
"A licença ambiental tá feita há muitos anos. Estamos trabalhando com o PDDU municipal, feito há muitos anos, foi discutido com as Câmaras de Vereadores. Tem todo um trabalho de água, esgoto, pra fazer um assentamento ordenado garantindo e preservando o meio ambiente".
A construção da ponte Salvador-Itaparica começa em um ano. A expectativa é que a obra gere 20 mil empregos diretos.