Mundo

Dengue bate recorde de mortes nas Américas, revela estudo da Opas

Número de registros em 2019 é 13% maior do que os dados coletados em 2015

Por Da Redação
Ás

Dengue bate recorde de mortes nas Américas, revela estudo da Opas

Foto: Agência Brasil

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (13) pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) aponta que a dengue atingiu número recorde de casos nas Américas em 2019, com mais de 2,7 milhões de casos registrados, incluindo 22.127 casos graves e 1.26 mortes até o final de outubro.

O número de registros em 2019 é 13% maior do que os dados coletados em 2015, quando houve a última epidemia da dengue. Apesar do aumento no número de casos, a taxa de letalidade, ou proporção de mortes em casos de dengue, foi 26% menor em 2019.

Os quatro tipos diferentes do vírus da dengue estão presentes nas Américas, e todos já foram encontrados no Brasil, Guatemala e México em 2019. A circulação simultânea de dois ou mais tipos aumenta a ocorrência de casos graves de dengue.

Segundo a OPAS, o Brasil, por conta principalmente da sua gigantesca população, é o país que acumula os maiores números neste ano, com mais de 2 milhões de casos reportados. México conta com 213.822 casos, enquanto Nicarágua traz 157.573 e Colômbia, 106.066.

A OPAS recomenda que os países fortaleçam sua vigilância e controle dos vetores de mosquitos da dengue, envolvendo as comunidades em atividades de prevenção e controle.

A organização também está fornecendo conselhos detalhados sobre como gerenciar e tratar casos de dengue, observando que "o reconhecimento precoce de sinais de alerta em diferentes estágios da doença é crítico para fornecer os cuidados de saúde necessários e impedir a progressão para doenças graves".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário