Dentistas dão dicas de como saborear comidas juninas sem prejudicar a saúde oral!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
Maçã do amor, pipoca, quebra-queixo, pé de moleque e milho são algumas das delícias típicas do período junino. Apesar de saborosas, podem ser verdadeiras vilãs quando o assunto é saúde oral. Isso porque são iguarias de textura consistente, que podem prejudicar o seu sorriso, como quebrar uma restauração, o aparelho ortodôntico ou até mesmo o próprio dente.
De acordo com o cirurgião-dentista da Clínica Carvalho, Leonardo Carvalho, para ingerir essas comidas é preciso ter cautela. “Além de acidentes indesejados, a exemplo das fraturas, apresentam alto índice de açúcar, que são favoráveis ao aparecimento de cáries. Além disso, esses itens podem possuir acidez que prejudicam a calcificação e o esmalte do dente”, ressalta o especialista.
Em termos de dicas, Leandra Carvalho, também dentista na Clínica Carvalho, orienta o consumo devagar e sem excessos. “Outra sugestão pertinente é ingerir bastante água entre uma iguaria e outra. O líquido, além dos benefícios gerais à saúde que já conhecemos, ajuda a reduzir o nível de acidez e o açúcar presentes na boca, como também aumenta o fluxo de saliva. Para auxiliar ainda mais, um bochecho de água mineral cairia muito bem”, explica a dentista.
Por fim, mas não menos importante, os especialistas destacam a importância da escovação, sendo recomendada três vezes ao dia, após as principais refeições. “Além da escovação, o fio dental é um grande aliado e o seu uso não pode ser negligenciado, pois com ele é possível retirar restos de comida que ficam presos entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar. Assim, você previne tártaro e cáries”, enfatizam, lembrando que a ida ao consultório odontológico a cada seis meses também deve estar no checklist preventivo das pessoas, em todas as fases da vida.