• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Denúncias de xenofobia e intolerância religiosa na internet batem novo recorde no Brasil
Brasil

Denúncias de xenofobia e intolerância religiosa na internet batem novo recorde no Brasil

Aumentos foram de 252% e 29,97%, respectivamente, em um ano

Por Da Redação
Ás

Denúncias de xenofobia e intolerância religiosa na internet batem novo recorde no Brasil

Foto: Reprodução/Pixabay

Um levantamento da organização não governamental (ONG) SaferNet, divulgado nesta terça-feira (6), revela um crescimento alarmante nas denúncias de xenofobia praticadas virtualmente entre 2022 e 2023. No último ano, houve um aumento de 252,25%, totalizando 14.196 denúncias de xenofobia, mais que o triplo do ano anterior, que registrou 4.030 casos.

Além disso, outro crime de ódio que teve um aumento no número de queixas em 2023 em relação ao ano anterior foi a intolerância religiosa, com um aumento de 29,97%. A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da SaferNet recebeu, entre 2022 e 2023, respectivamente, 764 e 993 casos.

No ano passado, a soma das denúncias de todos os crimes que ferem os direitos humanos atingiu um pico histórico na plataforma da ONG: 101.313 acusações na Central Nacional da SaferNet. O recorde anterior, estabelecido em 2008, contabilizou 89.247 casos.

Um dos fatores que pode ter influenciado este aumento é o conflito no Oriente Médio. A guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas aflorou os ataques antissemitas e islamofóbicos na internet, em especial nas redes sociais. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário