Departamento de Proteção à Mulher registra redução de 7,8% nos casos de feminicídio na Bahia após um ano de atuação
O Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis foi criado junho de 2023
Foto: Thuane Maria/GOV BA
Refletindo os impactos das políticas públicas focadas no combate à violência de gênero e na proteção de mulheres, o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis, no primeiro ano de atuação, registra uma redução de 7,8% nos casos de feminicídio na Bahia.
A redução foi aproximadamente 55% dos casos em Salvador, enquanto na Região Metropolitana a redução foi de um pouco mais de 30%. A nova estrutura não busca apenas a diminuição da violência, mas também promove um ambiente mais seguro e acolhedor para as vítimas.
O Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis foi criado em junho de 2023. Ele é composto por 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) em Salvador, em Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
O Departamento também conta com as delegacias especiais de Atendimento ao Idoso (Deati), de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) e para o Adolescente Infrator (DAI).
Além disso, ele também coordena os Núcleos de Atendimento à Mulher (NEAM) – presentes nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Valença, Itapetinga e Santo Amaro.