Depin cria projeto para atender mulheres vítimas de violência na Bahia
Deam Itinerante funcionará em municípios do interior do estado
Foto: Ascom/PC
O Departamento de Polícia do Interior (Depin), anunciou, nesta segunda-feira (20), o projeto Deam Itinerante, que visa fornecer atendimento à mulheres vítimas de violência no interior da Bahia. A previsão é de que a ação entre em vigor ainda em setembro.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), a ação deve ampliar a atuação da Polícia Civil da Bahia no combate à violência contra mulher. A Delegacia Móvel deve percorrer as cidades do interior com uma equipe especializada e serão realizados registros de ocorrências, orientações, assim como atividades integradas com os órgãos da rede de atendimento, disponíveis em cada cidade.
A primeira parada da Deam Itinerante será em Jaguaquara, localizada há aproximadamente 336 quilômetros de Salvador.
“Estamos realizando uma iniciativa inédita, que demonstra o engajamento da nossa Instituição na conscientização e repressão da violência doméstica em todo o estado. Com essa ação, pretendemos garantir que as mulheres de toda Bahia sintam-se assistidas pela Polícia Civil”, diz a delegada-geral, Heloísa Campos de Brito.
Odelegado Cristiano Mangueira, diretor adjunto do Depin, afirma que a atividade do Departamento deve ser potencializada por meio desse projeto. “Com 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher distribuídas pelo interior, além de quatro núcleos especializados que funcionam nas Coordenadorias de Irecê, Itapetinga, Santo Antônio de Jesus e Jacobina, a Deam Itinerante vai proporcionar atendimento à mulheres que muitas vezes não tem condições de realizar deslocamentos para outras cidades, dentre outros casos", informou.
Na primeira etapa do projeto, quatro cidades serão visitadas. Após avaliação, outros municípios devem ser contemplados pela iniciativa. "Já temos um planejamento elaborado para que a Deam Itinerante alcance o maior número de cidades", concluiu.